lucratividade - определение. Что такое lucratividade
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое lucratividade - определение

Lucratividade; Lucro real; Lucro líquido; Lucros; Lucro Real; Lucrativa; Lucro (economia)

lucratividade         
sf (lucrativo+dade) Qualidade ou estado do que é lucrativo.
lucro         
sm (lat lucru)
1 Interesse, proveito que se tira de uma operação comercial, industrial etc.
2 Ganho que se obtém de qualquer especulação, depois de descontadas as despesas; ganho líquido.
3 Proveito, utilidade, vantagem
Antôn: prejuízo
L. bruto:
o resultante da diferença entre o preço da aquisição e o atingido na venda sem dedução das despesas
L. líquido: diferença entre o preço de venda e o total dos gastos na realização da operação
Lucros e perdas, Cont: título em que são lançados os ganhos e os prejuízos
L. eventuais: o mesmo que ganhos eventuais.
Lucro         
m.
Utilidade, vantagem.
Interesse; ganho líquido.
Proveito, vantagem gratuita.
(Lat. lucrum)

Википедия

Lucro

Lucro (do termo latino lucru), em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu.

Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro normal representa o custo de oportunidade total (explícito e implícito) de uma empresa de um empreendedor ou investidor, enquanto o lucro econômico é, pelo menos na teoria neoclássica, que domina a economia moderna, a diferença entre a receita total da empresa e todos os custos, inclusive o lucro normal.. Em ambos os casos, o lucro econômico é o retorno a um empresário ou um grupo de empresários. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente. Um conceito relacionado, muitas vezes considerado como sinônimo em determinados contextos, é o de renda económica - o lucro econômico pode ser considerado como a renda empresarial

Outros tipos de lucro têm sido referenciadas ao conceito, incluindo os lucros sociais (relacionados às externalidades). Não deve ser confundido com o lucro em finanças e contabilidade, que é igual à receita menos custos explícitos, ou superprofit, um conceito na teoria econômica marxista. Na verdade, a definição dominante do termo hoje deve ser diferenciado do que foi dado pela economia clássica, que define o lucro como o retorno ao empregador do estoque de capital (como máquinas, fábricas, e arados), em qualquer exercício que envolva o trabalho produtivo. As definições da teoria neoclássica, no entanto, somente equivalem quando se considera que devolvem-se lucros a quem investiu capital (financeiro). Segundo os princípios da economia aziendal, o lucro pode ser originário do funcionamento (lucro operacional) e do rédito (lucro da gestão econômica).